Os circuitos e os “modus operandi”do sutil para o concreto

Primeiramente podemos dividir a nossa ação cerebral em duas grandes esferas: a circuitaria Adrenergica e a circuitaria dos pequenos prazeres (núcleo accumbens).

Na circuitaria adrenérgica o nosso cérebro trabalha com o mecanismo de luta ou fuga. Nosso cérebro não sabe a diferença entre uma ameaça real por exemplo, um leão na nossa frente, ou um pensamento ameaçador como por exemplo:” preciso entregar esse relatório se não meu chefe me mata!” Esta última afirmação é em verdade uma forma pensamento (um pensamento dotado de emoção).

Quando isso ocorre, temos imediatamente o sinal cerebral que pulsa perigo, desta forma liberando a secreção de adrenalina que por sua vez chegará através da corrente sanguínea a todos os órgãos e sistemas e fará as ações necessárias localmente para que entremos em estado de alerta. Dentre essas ações estarão: aumento da frequência cardíaca, desvio da circulação sanguínea para cérebro e músculos, dilatação pro pilar, secreção imediata de cortes Há injeção de glicose na corrente sanguínea, aumento da produção de mediadores pró inflamatórios como citoquinas e fator de necrose tumoral entre outros.

Nesse estado inflamatório, de maneira aguda, o que acontece é que o cérebro perde a capacidade cognitiva de tomar boas decisões. Por que é isto? Por que a única ação entendida por ele neste momento é te manter vivo a qualquer custo. Esse mesmo mecanismo funciona baseado no medo ( da morte , da dor , da insuficiência entre outros ).

Agora pense: um episódio de maneira aguda até não vai prejudicar nosso corpo, nossa células, nossas decisões. Porém, deixe esse mecanismo agindo diariamente em seu corpo por meses ou mesmo anos e veja o resultado acontecer: morte celular precoce, inflamações crônicas, que levam a destruição e remodelação tecido ao crônicas, que levam a diz funções celulares e tecido as crônicas. Trocando em miúdos observamos os sintomas crônicos (dores musculares, contraturas musculares, falta de ar, sufocamentos, dificuldades para engolir, dores no peito, sensação de morte iminente, dores de estômago, alterações do hábito intestinal, para citar somente alguns.

Desta forma creio que fica fácil compreender o surgimento de sintomas recorrentes e alterações de exames laboratoriais como VHS (velocidade de hemossedimentação) e PCR (proteína C reativa), mediadores inflamatórios aumentados, sem uma doença subjacente.

Quanto você não olha sobre outro prisma a situação clínica do seu paciente, você ficará como? Constante tentando procurar o motivo pelo qual aquilo acontece somente no concreto. É claro que a investigação inicia-se pelo físico, tal como exame físico, exames laboratoriais, exames de imagem quando necessário. Uma vez que esses exames apresentem leves alterações ou mesmo nenhum achado é aonde a gente necessita ampliar a investigação com o segundo e terceiro nível que seriam um nível mental e o nível de campo.

Outro circuito neuronal de grande importância quando se estudam os sintomas recorrentes é o circuito do núcleo acumbens “ou dos pequenos prazeres”. Esse circuito neuronal funciona baseado nas sensações prazerosas que somos submetidos.

É muito importante não confundir esses pequenos prazeres que entrariam como uma outra ótica de visualização da vida, das situações, e dos ciclos com os prazeres hedonistas tipo comida compras cigarro entre outros.

Quando este circuito é ativado a liberação de fatores Neurogênicos e Neuroprotetores, o que amplia ,melhora e aumenta a capacidade desse circuito neuronal gradualmente. Desta forma, esse circuito é dito Neuro protetores. Nesse estado o cérebro compreender que não há perigo imediato, ou seja, é possível dar atenção para outras áreas cerebrais tais como a da criatividade e da própria cognição (O que claramente nos ajudará a melhorar e clarear a mente na hora de tomadas de decisão por exemplo).

Note também que com o estímulo deste circuito não há um grande fluxo de mediadores pró inflamatórios, o que acaba protegendo nossa células e funcionalidade também. Assim, é possível imaginar que com o estímulo correto e a presença majoritária desta circuitaria neuronal sendo a responsável pela liberação de Neuro transmissores diariamente, nosso corpo estará “protegido” de forma a não desenvolver tão facilmente inflamações crônicas, e sintomas recorrentes. É claro que existem doenças que são multifatoriais, e este tipo de circutaria ajudaria em um dos braços. Não obstante, tornar este circuito o principal difusor de Neurotransmissores e mediadores em nosso corpo ajuda sobremaneira na diminuição e mesmo cura de sintomas recorrentes.

© 2024 – Medicina & Simbólica – Todos os Direitos Reservados